Brasil aumenta participação de Fontes Renováveis na matriz energética, afirma Resenha Energética 2024

Image

Biodiesel está entre os bioprodutos que aumentou seu uso em 2023

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou a Resenha Energética Brasileira 2024, que revela um importante avanço no uso de fontes renováveis na matriz energética do país. Em 2023, a participação dessas fontes subiu de 47,4% para 49,1% na Oferta Interna de Energia (OIE), consolidando o Brasil como um dos líderes globais em energia limpa.

A média global de renováveis, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), foi de apenas 14% em 2022, reforçando a posição do Brasil no cenário internacional.

“Essa conquista é resultado de uma estratégia consistente de investimento em fontes renováveis e de políticas públicas que impulsionam o setor”, afirmou o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.

Além do crescimento das renováveis, a OIE atingiu o maior patamar histórico em 2023, com um aumento de 3,5%, acompanhando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9% no mesmo período. O Consumo Final de Energia também registrou crescimento recorde de 4,0%, com expansão em setores como Indústria, Transporte e Residencial.

A exportação de petróleo também aumentou, ampliando o superávit energético do país de 7,6% para 14,0%. O uso de biocombustíveis, impulsionado pela maior mistura de biodiesel no óleo diesel, registrou crescimento de 19,2%, alinhado às metas de redução das emissões de gases de efeito estufa.

Outro destaque foi o aumento significativo na produção de biocombustíveis, como o etanol (14,2%) e biodiesel (20,3%). A matriz elétrica também se tornou mais renovável, com a energia solar e eólica crescendo 68,1% e 17,4%, respectivamente, em 2023.

O documento ainda aborda os avanços na eficiência energética, por meio de programas como o PROCEL, e detalha a expansão no licenciamento de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Em 2023, esse mercado quase dobrou, saltando de 49 mil unidades em 2022 para 94 mil.

A Resenha Energética Brasileira 2024 reafirma o compromisso do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 7, que visa garantir o acesso a energia limpa e acessível.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: