Aterro Sanitário de Cariacica receberá investimento de R$ 70 milhões para produção de Biometano

Image

Iniciativa conta com a parceria da multinacional francesa Air Liquide, que será responsável pela construção da usina, e Marca Ambiental, responsável pelo aterro

A Marca Ambiental, empresa responsável pelo Aterro Sanitário de Cariacica, anunciou o início da construção de uma planta de biometano, no Espírito Santo, com previsão de início da produção para o segundo semestre de 2025.

O projeto, com investimento de R$ 70 milhões, terá capacidade para processar 60 mil metros cúbicos de biogás por dia, transformando-o em biometano, um combustível renovável.

A iniciativa conta com a parceria da francesa Air Liquide, responsável pela construção da usina. A Marca Ambiental já realizava a produção de biogás para geração de energia no aterro, mas decidiu investir na produção de biometano diante das novas oportunidades do mercado.

O projeto se desenvolve em um momento de mudanças no setor, com a chegada da Lei do Combustível do Futuro em 2026, que visa ampliar o uso de combustíveis sustentáveis no Brasil.

Além da usina de Cariacica, a empresa também estuda a implantação de outra planta em Linhares, no mesmo estado. Segundo a Marca Ambiental, essa nova unidade pode entrar em operação antes do previsto devido à redução do ICMS sobre o gás natural no Espírito Santo, medida que entrou em vigor em janeiro de 2025 e também se aplica ao biogás, biometano e GNV.

A produção de biometano acaba vista como uma alternativa para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para o aproveitamento energético de rejeitos de aterros sanitários.

Um dos desafios do setor é a escalabilidade dos projetos frente à infraestrutura e capacidade de produção das empresas petrolíferas. A redução do ICMS, segundo a empresa, pode contribuir para oferecer preços mais competitivos ao mercado.

Com as mudanças regulatórias e os incentivos fiscais, a Marca Ambiental pretende ampliar sua atuação na produção de biometano e consolidar sua presença no setor de energia renovável.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: