São Paulo terá a primeira planta de combustível de aviação sustentável a partir de biogás

Image

Com apoio da Copersucar e financiamento da Finep, o projeto reforça o papel do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono

O estado de São Paulo sediará a primeira planta industrial para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) a partir de biogás, utilizando resíduos de biomassa do setor sucroenergético.

Essa iniciativa inovadora resulta de uma parceria entre o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, por meio da agência Giz, e a empresa Geo Bio Gas & Carbon, responsável pela execução do projeto.

Com investimento total de 7,8 milhões de euros — sendo 1,5 milhão de recursos públicos da Alemanha — o projeto visa colocar São Paulo na vanguarda do desenvolvimento de combustíveis sustentáveis.

A previsão é que, a partir de 2025, a planta produza cerca de 750 litros de SAF por dia, combustível que será misturado ao querosene de aviação (QAV), contribuindo para a redução das emissões de carbono do setor aéreo.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil) apontou São Paulo como um polo promissor para o desenvolvimento de um hub de SAF, devido à abundância de biomassa, infraestrutura robusta e matriz elétrica renovável. Além disso, a produção do SAF está alinhada às metas climáticas do estado, que busca uma significativa redução nas emissões de gases de efeito estufa.

"A iniciativa está em linha com a estratégia climática do Estado de São Paulo, que tem metas ambiciosas de mitigação visando a redução nas emissões de gases de efeito estufa. São Paulo reúne condições únicas de matriz elétrica renovável, abundância de biomassa, economia pujante e regras claras para atração desse tipo de projeto" ressalta a secretária Natália Resende.

Com apoio da Copersucar e financiamento da Finep, o projeto reforça o papel do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono e na busca por alternativas sustentáveis para o transporte aéreo global.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: