Ministério de Minas e Energia prorroga chamada pública para seleção de hubs de hidrogênio voltados à descarbonização da indústria

Image

Interessados podem enviar até 9/11 as propostas. O objetivo é catalisar esforços nacionais para a descarbonização de setores de difícil abatimento

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a prorrogação do prazo para a chamada pública de seleção de hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono, destinados a impulsionar a descarbonização da indústria brasileira.

A data-limite para envio de contribuições, anteriormente marcada para o fim de outubro, foi estendida até o dia 9 de novembro de 2024, às 23h59. A decisão atende às solicitações de prorrogação recebidas pelo MME e visa ampliar o número de propostas elegíveis para integrar esses hubs estratégicos.

A iniciativa tem como principal objetivo catalisar os esforços do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono, especialmente em setores onde a redução de emissões é particularmente complexa, como o de indústria pesada. Ao viabilizar o desenvolvimento de hubs de hidrogênio com baixo impacto ambiental, o MME pretende abrir caminhos para que tecnologias inovadoras e sustentáveis contribuam para a mitigação das emissões e para a promoção de uma economia verde no país.

Essas propostas selecionadas poderão se candidatar ao estágio 1 do programa Climate Investment Funds - Industry Decarbonization (CIF-ID), uma iniciativa internacional que visa a destinação de recursos a projetos de descarbonização em setores industriais. Esse apoio financeiro pode ser essencial para viabilizar a implantação de novas tecnologias e para estruturar um ambiente de negócios competitivo e sustentável.

As instituições que já submeteram suas propostas e desejam fazer alterações poderão realizar uma nova submissão, que será considerada como a versão final. Essa flexibilidade permite que as propostas possam ser aprimoradas à medida que as organizações desenvolvem melhor suas estratégias e soluções para integrar o projeto de hubs de hidrogênio.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: