Especialista internacional mostrou visão global sobre mercado de Biomassa durante CIBIO 2017

Image

Markus Lehman ressaltou importância da COP21 para o crescimento do setor

Cada vez mais a necessidade de alternativas para evitar o aumento da temperatura do planeta vem se tornando importante nos dias de hoje. A redução do uso de combustíveis fósseis, o aumento da produção limpa através de energias renováveis e investimentos mais sustentáveis estão sendo aderidos por vários países a fim de atingir a meta estabelecida por eles durante a Conferência do Clima em 2015, a chamada COP21.

Muitas nações estão investindo seriamente em programas sustentáveis para diminuir os impactos. Dentre os exemplos estão os esforços da China, com a instalação de várias usinas de energia solar, Portugal, o qual vem investindo na produção de pellets a partir da grande quantidade de biomassa florestal produzida pelo país e também o Brasil, que por sua vez vem tentando abastecer sua matriz energética a partir de fontes renováveis.

O consultor internacional Markus Lehman, esteve presente durante o Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO 2017) e destacou que muitos países estão diminuindo o uso de combustíveis fósseis e usinas de carvão. Segundo ele, os países estão encontrando alternativas mais limpas, como o uso de biocombustível e usinas de biomassa alimentadas por vários produtos como casca de arroz, bagaço da cana entre outros.

Durante o evento Lehman também mostrou uma visão global do setor de Biomassa e Pellets e destacou a importância da COP21 para o crescimento do segmento. De acordo com ele o mercado global de pellets industriais e domésticos teve uma expansão bem significativa no último ano, tendo uma demanda de 14 mil toneladas em 2016. As metas estabelecidas durante a conferência alavancaram os investimentos em ações sustentáveis.

O especialista ainda destacou que no Japão e Coréia as importações de pellets aumentaram também, contribuindo assim com o uso de bioenergia para co-geração. Dados da Sustainable BioMass Partnership (SBP) destacam que a produção de pellets no mundo é feita principalmente por produtores independentes e operações ligadas a serrarias.

Além de favorecer o meio ambiente, o mercado de energias renováveis também aquece o mercado de trabalho em várias regiões do mundo. Um gráfico apresentado por Lehman mostra que cerca de 8,3 milhões de vagas foram criadas em 2016 pela área de energia renovável no mundo, mais de três mil somente em Bangladesh. A produção de biocombustíveis está em segundo lugar nas áreas que mais empregam de acordo com o consultor.


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicesbrasilcom.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: