Geração Distribuída foi debatida durante CIBIO 2016

Image

Leonardo Caio (COGEN) fala sobre os benefícios da Geração Distribuída

Geração Distribuída foi debatida durante CIBIO 2016

A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN) também esteve presente no CIBIO 2016. Com o objetivo de divulgar os benefícios da Geração Distribuída (GD) e de como ela pode ser importante para o meio ambiente e para empresas, a associação encontrou no congresso uma oportunidade para falar sobre o assunto.

O Diretor de Regulação e Tecnologia da COGEN, Leonardo Caio, ressaltou que atualmente no Brasil existem 95 associados que atuam na cadeia da cogeração de energia, dentre eles estão fornecedores de equipamentos e também a indústria sucroenergética.

Aos poucos a Geração Distribuída está se desenvolvendo no país. Desde 2000 a cogeração cresceu cerca de 280% até 2015.Em contato com o governo federal muitos estudos de mercado, bancos de dados, ambiente de negócios e a disseminação de tecnologias estão sendo realizadas para alavancar o setor.


Durante sua palestra, Caio destacou que existem inúmeros benefícios desse tipo de produção de energia como a redução de perdas, a segurança energética, estimulo aos investidores entre outros. Boa parte da produção de GD é produzida através da Cana de Açúcar, a qual é a maior fonte renovável do país, cerca de 87% da produção brasileira vem da cana.

De acordo com Caio os incentivos por parte do governo também tem vindo através dos leilões de reserva de energia, o que favorece a comercialização do produto. Mesmo com os incentivos, o setor ainda deverá passar por desafios futuros como ações para VRES Biomassa e aperfeiçoamentos da Portaria MME 538/2015, o aumentos dos preços da biomassa nos leilões e também ações para desenvolver o Leilão de Energia de Reserva Biomassa, o qual é exclusivo para o setor.



Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: