Biogás

Image

Paraná investe em produção de biogás

A produção de biogás também vem interessando os proprietários de fazendas no Paraná. Uma propriedade rural de Cândido Rondon, que conta com 33 residências, está enxergando no combustível uma oportunidade de economizar em sua conta de luz a partir de uma produção sustentável.

O projeto criado desde 2009 pela Itaipu Binacional funciona através de um biodigestor, o qual retira das fezes dos animais da fazenda, como suínos e bovinos, o gás metano. Conectados a uma microcentral por um gasoduto de 25km de extensão, o biogás é produzido e transformado em energia.
Já os restos orgânicos do biodigestor são transformados em biofertilizantes.

A estimativa é que o processo gere aproximadamente cerca de 800KW por dia, o que equivale ao abastecimento de 150 casas, levando em consideração o consumo médio brasileiro. Além da energia, o biogás produzido pela propriedade de Cândido Rondon, também é utilizado para higienizar as estações de ordenha e cozinhar.

Como um modelo promissor, o projeto de biogás para pequenos agricultores já está transferindo a energia produzida por ele para a Copel, concessionária que administra a distribuição de energia para todo o estado do Paraná. Além de também ser um exemplo para vários outros estados como Pernambuco e Santa Catarina.

Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: