Produção de energia a partir da biomassa está crescendo no Brasil

Image

Cerca de 8,55% vem de usinas de biomassa no país, segundo o MME.

Considerada um recurso natural, a biomassa tem sido vista como uma ótima solução no que diz respeito à produção de energia.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), cerca de 8,55% da energia produzida no país hoje vem da fonte, a qual pode incluir desde resíduos florestais, agropecuários, urbanos e industriais.

Ainda segundo o governo, o Brasil possui hoje 630 usinas que utilizam a fonte para gerar energia. Ao todo, 16, GW de capacidade instalada.

“Considerado um recurso natural renovável, a biomassa conta com materiais que se renovam a curto prazo, diferente dos combustíveis fósseis, que são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecer” , pontua o MME.

Além de gerar energia, o uso da biomassa também tem outros benefícios. A produção de biocombustíveis e gás natural, por exemplo, é um deles, já que tanto biogás como biometano podem ser produzidos a partir da transformação do resíduo em biodigestores.

O MME cita o uso da biomassa como uma das possibilidades propostas para a tratar e reduzir os resíduos, inclusive os urbanos.

“Considerado um recurso natural renovável, a biomassa conta com materiais que se renovaram a curto prazo, diferente dos combustíveis fósseis, que são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecer. A biomassa é vista como forma de tratar e reduzir os resíduos gerados, inclusive os urbanos. Estes resíduos são transformados em pequenos cilindros de biomassa compactada, os chamados ‘pellets’, para fácil queima", explica o MME.

Por fim, vale pontuar ainda que no Brasil hoje o bagaço da cana-de-açúcar é o principal recurso potencial para geração de energia elétrica. Contudo, muitas outras fontes estão se sobressaindo também, como é o caso dos resíduos agrícolas como cascas de arroz.

“Além da geração de energia, a biomassa possui diversas formas de uso como biocombustíveis, biogás, materiais e produtos, alimentação animal e fertilizantes, produtos químicos e plásticos verdes e tratamento de resíduos” , finaliza o MME.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: