“Produzir energia limpa é a nova prioridade da Asperbras”, afirma o diretor José Maurício Caldeira

Image

Empresa inicia unidade de negócios de energia com Usina de Biomassa, no PR

A afirmação de José Maurício Caldeira, da Asperbras, expressa os desdobramentos de uma iniciativa da empresa. O Grupo Asperbras colocou em funcionamento, em fevereiro, uma usina termelétrica de biomassa em Guarapuava (PR), que produz 10 MW/mês a partir da queima de sobras de pinus e eucaliptos.

A partir da geração por biomassa, a empresa inicia sua unidade de negócios de energia, que será utilizada em suas próprias instalações industriais e terá o excedente comercializado. A iniciativa da Asperbras a coloca dentro de uma forte tendência mundial de utilização de energia sustentável, com baixa emissão de carbono.

No caso da Asperbras, a energia gerada no Paraná abastecerá, indiretamente o suprimento da GreenPlac, subsidiária do grupo que produz placas de MDF (madeira certificada), em Água Clara (MS). A eletricidade gerada em Guarapuava será comercializada, gerando recursos que serão usados para comprar energia no mercado local do Mato Grosso do Sul.

A fábrica da GreenPlac será inaugurada em abril, mas a Usina de Biomassa de Guarapuava já está em funcionamento. Sua caldeira produz energia elétrica a partir da queima de sobras de pinus e eucaliptos, cultivados em solo paranaense pela própria Asperbras, e da produção de placas de madeira em Água Clara.

“Os resíduos da madeira que abastecem a usina são os tipos dos rejeitos da matéria prima que será utilizada na fábrica da GreenPlac. A geração em Guarapuava tem capacidade igual à estimativa de necessidade de energia que teremos para produzir MDF”, confirma o sócio-diretor José Maurício Caldeira, da Aspebras.

Ele ressalta a nova usina de biomassa pela sua importância ambiental: “Quando surgiu a oportunidade de aquisição em Guarapuava, consideramos a viabilidade do projeto e seu impacto socioambiental de gerar energia limpa. Além ajudar o meio ambiente, torna-se complementar ao nosso consumo de energia em Água Clara”.

O total de energia gerada será suficiente para abastecer a fábrica e ainda terá excedente para venda ao mercado. A GreenPlac vai gerar 700 empregos diretos e indiretos na região de Água Clara, que tem cerca de 15 mil habitantes.

O Grupo Asperbras estuda, por meio da Asperbras Energia, utilizar outros investimentos na área florestal, no Mato Grosso do Sul, para a produção de energia por biomassa. A partir dessa geração, a ideia é de instalar novas indústrias. Além disso, a empresa possui indústrias de tubos de conexão, que atualmente compram energia do mercado e que poderiam também funcionar a partir da biomassa.


Fonte: Redação - Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2018 & 3ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
04 a 06 de Setembro de 2018
Curitiba - Paraná - Brasil


Patrocínios:



PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES: http://www.planaltopicadores.com.br/


Site 3ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2018: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/

Apoio Oficial:
ABGD / WBA / RENABIO
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Maiores informações: +55 (41)3225.6693 - (41)3222.6661
E-mail: comercial@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: