A RBS Magazine traz uma entrevista com Rafael Foppa da Rakia - Soluções em Energia Solar

Image

A empresa é Patrocinadora "Cultural" do CBGD 2018 – Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

A RBS Magazine traz uma entrevista com Rafael Foppa, da Rakia - Soluções em Energia Solar
A empresa é Patrocinadora "Cultural" do CBGD 2018 – Congresso Brasileiro de Geração Distribuída
O evento será realizado na cidade de Fortaleza CE, na sede do Sebrae CE, nos dias 24 e 25 de outubro de 2018!!

RBS Magazine: Nos conte um pouco sobre a RAKIA, sua trajetória desde que foi fundada e o mercado que ela atua.

Resposta: A RAKIA foi fundada com o princípio de conseguir atender todo e qualquer consumidor de energia elétrica, seja de baixo ou alto consumo. Energia é um bem necessário, cada vez mais temos aparelhos que consomem energia elétrica e cada vez mais enxergamos dificuldades em serem supridos. Pensando num bem comum e sustentável, a RAKIA oferece o sistema completo para o cliente final, afim de que consigamos reduzir o máximo de custo fixo possível. E com o sol temos grande oportunidade de alcançar esse objetivo.

RBS Magazine: A energia solar fotovoltaica está em crescimento no país e gostaríamos de saber a sua opinião sobre o mercado. Como você avalia o setor hoje em dia?

Resposta: Sim, de fato a energia solar está em crescimento no Brasil, e continuará crescendo por algum tempo. O que nós do segmento precisamos é juntar forças para que toda essa energia que está sendo gerada, seja gerada de madeira correta e eficiente. Muitas pessoas, principalmente no Brasil, gostam de investir no que está dando certo no momento, mas não conseguem enxergar o processo por trás, para que não acorram problemas no futuro. Por exemplo. Bitcoins, muitas pessoas acreditaram que bitcoins seria a nova moeda do mercado, ou seja, viram oportunidade de “ganhar” dinheiro rápido. De alguns dias para cá, após algumas notícias dizendo sobre o risco desse mercado, o valor da bitcoin caiu drasticamente. Não quero comparar energia solar com bitcoin, quero comparar o momento. Muitas pessoas de que atuam em segmentos diversos, acham que energia solar é o “bum” para fazer negócio e “ganhar” dinheiro rápido. A maior dificuldade da energia é que não conseguimos vê-la, ou seja, se alguma empresa fez uma instalação fugindo de alguma norma para ter um lucro um pouco maior no projeto/execução, algum problema em algum momento vai aparecer. Então, precisamos estar sempre amparados com as normativas e fazer o setor ser forte e correto.

RBS Magazine: Como o senhor vê o mercado de geração distribuída daqui 5 anos?

Resposta: GD vem crescendo a cada dia e vejo que vai ser o carro chefe para o fotovoltaico no Brasil. A burocracia é menor e o acesso ao cliente final está sendo facilitada a cada tia que passa.

RBS Magazine: Qual o principal diferencial que a RAKIA procura oferecer aos seus clientes?

Resposta: A RAKIA é uma única empresa que entrega a solução completa ao cliente. Nos preocupamos em atender bem o cliente e viabilizar o project da melter forma possível. Entregamos a proposta comercial, o projeto, a linha de crédito, a instalação e toda a assessoria pós instalação para o cliente. Tratamos cada. Tratamos cada cliente como se fosse único, independentemente do tamanho do sistema, seja com 10 módulos, seja com 1000 módulos.

RBS Magazine: Na sua opinião qual a importância de eventos como CBGD 2018 para o setor de geração distribuída do país?

Resposta: Acho que eventos como esse é de grande importância, percebemos que para este ano de 2018, as agendas de eventos aumentaram, isso é muito bom, mais pessoas qualificadas no mercado, conhecendo novos produtos, novas formas de executar/planejar os projetos.

RBS Magazine: A RAKIA é patrocinadora cultural do evento. Gostaríamos de saber quais são suas expectativas para ele? O que você espera do CBGD2018?

Somos patrocinadores cultural do CBGD2018. Imaginamos que a RAKIA precisa ser vista como uma marca nacional, e para isso vamos investir muito este ano de 2018 em eventos, marketing e campanhas. Esperamos ganhar um espaço maior no mercado e ser reconhecida como uma das melhores empresas do segmento. O cliente que fecha um projeto com a RAKIA, não está apenas fazendo mais uma compra e sim tendo uma experiência de pré e pós acompanhamento por muito tempo junto a nós.

Fonte: Thayssen Carvalho - Portal Brasil Solar

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: