Engenheiro da AES Eletropaulo é um dos palestrantes do CBGD

Image

Em entrevista ao portal Biomassa BR Élio Vicentini fala sobre a realização do CBGD 2017 e também sobre sua participação no evento

- Como você avalia a atual situação do setor de Geração Distribuída no Brasil?

Embora o crescimento nos últimos anos tenha sido exponencial, é uma solução de produção de energia ainda latente. O país dispõe de várias fontes alternativas de energia que ainda não são exploradas com profundidade, seja por questões econômicas como por questões regulatórias. O setor está se organizando para receber esta nova maneira de gerar energia sem que haja falha em sua estruturação. O incentivo deve ser ordenado para que todos do setor se sintam beneficiados com a inclusão da geração distribuída na matriz energética do país. Particularmente, no que tange à geração fotovoltaica, tenho preferência que a disseminação da Geração Distribuída ocorra nos telhados ao invés de fazendas solares. As cidades possuem uma grande capacidade para esse mercado. Não temos ainda um histórico de instalações de fazendas fotovoltaicas que possam trazer dados suficientes para uma análise efetivamente concreta sobre de seus efeitos na operação do sistema, além da ocupação de áreas razoavelmente grandes.

- Como você imagina o setor nos próximos cinco anos?

É certo que haverá um crescimento, mas a aceleração desse crescimento dependerá da situação política e econômica do país nos próximos anos. O próprio governo recuou na previsão feita para 2024 de 1,2 milhão de conexões de microgerações para 890 mil devido ao momento que estamos passando. Espaço para um crescimento maior que o previsto tem, porém dependerá da estabilidade econômica e também de ajustes na regulação.

- Qual a importância de eventos como o CBGD?

É uma importante ferramenta de manifestação do mercado que pode provocar transformações e melhorias no setor. A interação entre os diversos agentes do setor é importantíssima para que o desenvolvimento seja ordenado. A troca de experiências e informações nesses eventos podem nortear investimentos e promover adequações na regulação.

- Nos fale um pouco sobre sua apresentação no evento.

Vou discursar sobre os cenários atual e futuro da distribuição de energia pelo ponto de vista de uma distribuidora, ou seja, como enxergamos de como será composto o mercado. Agregado a isto, citarei algumas dificuldades e soluções tomadas para a inserção de micro e minigerações no sistema elétrico da AES Eletropaulo.

- Quais suas expectativas em relação ao evento?

Espero poder trocar experiências com os participantes do evento, levanto ao conhecimento de todos um pouco da ótica das distribuidoras em relação à disseminação da geração distribuída e colher informações sobre o mercado, para poder planejar o sistema de forma adequada para receber essa tecnologia.


Sobre Élio Vicentini :

Possui Graduação de Bacharelado em Matemática pela Universidade São Judas Tadeu (1989) e graduação em Engenharia Elétrica Industrial pela Universidade São Judas Tadeu (1994). Pós-graduado em Especialização em Administração para Engenheiros na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011).
Trabalha há mais de 32 anos na AES Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S A. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Planejamento, Projetos e Proteção do Sistema de Distribuição. Ocupa o cargo de Engenheiro Especialista na Gerência de Planejamento do Sistema com as seguintes atribuições: conexão de geradores, planejamento da carga reativa do sistema e perdas técnicas. Tem atualmente atuado fortemente na análise e aprovação de projetos de conexão de micro e mini geração, principalmente de fonte fotovoltaica. É responsável pela elaboração de normas desse assunto na empresa.


Sobre o CBGD:

O que é: A segunda edição do Congresso Brasileiro de Geração Distribuída
Quando: 25 e 26 de outubro de 2017
Onde: Sede da Federação das Indústrias do estado do Ceará – FIEC
Objetivo: Disseminar ainda mais as fontes limpas e renováveis na matriz energética brasileira e discutir o atual cenário da Geração Distribuída no país.
Contato: Grupo FRG Mídias e Eventos: contato@grupofrg.com.br / +55(42) 3086.8588 | (42) 3086.0082
Site: http://www.cbgd.com.br/


Fonte: Thayssen Carvalho - Biomassa BR


O Setor de Geração Distribuída tem encontro marcado no CBGD 2017 & 2ª Expo GD!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

Patrocínio DIAMANTE
SICES Brasil http://www.sicessolar.com.br/

Patrocínio OURO
PHB ELETRÔNICAhttp://www.phb.com.br/

Patrocínio OURO
CANADIAN SOLAR http://www.canadiansolar.com/

Patrocínio OURO
FENIX SOLAR http://www.solarfenix.com.br/

Patrocínio PRATA
JINKO SOLAR https://www.jinkosolar.com/

Informações gerais:
Data: 25 e 26 de Outubro de 2017
Fortaleza - Ceará - Brasil
Site: http://www.cbgd.com.br/

Promoção: ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída


Co-organização: FIEC - Federação das indústrias do estado do Ceará & (Sindienergia) Sindicato das indústrias de Energia e de serviços do setor Elétrico do estado do Ceará

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos

Apoio Oficial:
WBA / CPQD / ABEAMA / RENABIO / PARANA METROLOGIA / UNILIVRE / UNICA / COGEN

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: