Mistura de Pellets de Madeira com Carvão

Image

Solução para manter empresgos EUA para por inclusão de pellets na geração industrial

Mistura de Pellets de Madeira com Carvão pode melhorar qualidade do ar segundo especialista

O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou em sua campanha eleitoral total apoio às usinas de carvão do país.

Muitos ambientalistas criticaram a postura de Trump e ressaltaram a importância de produtos renováveis para estagnar a temperatura da terra, a qual não para de subir.

Para o especialista mundial em biocombustíveis, William Strauss de Bethel, a solução para a questão pode estar mais perto com a utilização de pellets.

De acordo com ele a mistura de pellets de madeira com carvão pode melhorar a qualidade do ar e consequentemente salvar muitos empregos que seriam perdidos com o fechamento das usinas.

Bethel ressalta que a queima de 10% de pellets de madeira em usinas a carvão é comum na Europa e caso a pratica seja realizada também nos Estados Unidos poderá salvar milhares de empregos na mineração, criar um número semelhante de novos empregos nos setores de silvicultura e de produção de pellets, estimular bilhões de dólares em investimentos e melhorar a qualidade do ar.

A nova perspectiva do setor realizada pela Administração de Informação de Energia dos EUA mostrou que a produção de carvão vem diminuindo drasticamente nos últimos anos e a inclusão de pellets poderia salvar o setor.

Apesar de muitos políticos, dentre eles Trump, afirmarem que a culpa foi do governo de Obama, pelo fechamentos das usinas, o relatório afirma que o preço baixo do gás natural, as temperaturas mais quentes do que o normal no inverno passado, as aposentadorias de alguns geradores a carvão e a menor demanda internacional de carvão como fatores de liderança foram os motivos para a baixa do setor.

A exportação de pellets de madeira para a Europa é questionada também por muitos ambientalistas, na visão deles a exportação vai esgotar florestas e prolongar a vida de plantas de carvão sujo que contribuem para a mudança climática, porém na visão de Bethel a produção e exportação dos pellets favorece tanto a economia do país como os objetivos da União Europeia em cumprir as metas sobre energia limpa.

Em 2015, as exportações de pellets de madeira da América do Norte atingiram um recorde de 6,1 milhões de toneladas.


Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: