Mercado global de biomassa tem potencial para o Brasil

Image

Brasil possui potencial para alimentar mercado internacional de Pellets

O desenvolvimento do setor de biomassa brasileiro passa por grandes modificações nos últimos anos. Apesar de ainda precisar de grandes incentivos tanto financeiros como sociais, o Brasil possui grandes potenciais para desenvolver o setor e produzir uma infinidade de produtos.

A produção de biomassa florestal foi um dos temas debatidos durante o Congresso Internacional de Biomassa, que aconteceu em Curitiba na semana passada. Um dos palestrantes, o professor Markus Lehmann, por exemplo, destacou que a produção de pellets de madeira tem sido um grande atrativo estrangeiro e pode ser um grande passo para comercializar o produto fora do país.


Os países como Suécia e Dinamarca já utilizam grande parte de seus resíduos sólidos para a produção de energia renovável. Lehmann acredita que o setor de biomassa no Brasil ainda é bastante complexo, porém se o mesmo se adaptar as normas da Europa e seguir os processos de inovação e financiamento existem grandes chances do setor decolar nos próximos anos.

Internamente o país vem se desenvolvendo muito bem de acordo com o professor. Mesmo precisando demais políticas públicas para desenvolver seus projetos, o setor pode contribuir muito com a produção de energia limpa, biocombustíveis entre outros produtos para consumo próprio.


Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: