Capim Elefante é opção de geração de energia no PA

Image

Projeto para geração de energia com biomassa de Capim Elefante

A empresa ENERVILLE vai participar com estande na Feira EXPOBIOMASSA e também fará apresentação no CIBIO 2016 - Congresso Internacional de Biomassa, a ser realizado em Curitiba/PR nos dias 15 e 16 de junho de 2016.



Biomassa BR:
Como esta o mercado de Biomassa no Norte do Brasil em especial no Pará, quais as industrias que mais utilizam biomassa como geração de energia?

O mercado de biomassa no norte do Brasil não é bem desenvolvido como nas outras regiões do país, como o sul e sudeste. O estado do Pará é o principal produtor exportador de madeira tropical do Brasil, mas apesar da alta geração de resíduos florestais ainda não tem o seu aproveitamento eficiente como biomassa para geração de energia. Para exemplificar algumas atitudes locais, temos a Floraplac, maior produtora de compensados de madeira do estado, que instalou uma UTE de 20MW em Paragominas, situada a cerca de 300 km de Belém, com uso de cavaco de madeira como combustível. Outro exemplo clássico é da Florida Clean Power que produz, no estado do Amapá, biomassa na forma de briquete para geração de energia elétrica, sendo produção dedicada à exportação.

Os resíduos sólidos de origem vegetal, como: caroço de açaí e coco são utilizados como biomassa de forma limitada devido à escala e distanciamento das fontes de produção desses resíduos.


Biomassa BR:
Quais as principais vantagens da geração de energia com Capim Elefante?

O Capim Elefante é uma gramínea que vem sendo estudada nos últimos dez anos como fonte de biomassa para geração de energia. A principal vantagem do uso de Capim Elefante, em relação a outras fontes de biomassa agrícola, é a sua maior produtividade por hectare, sendo em média de 45 toneladas de massa seca por hectare. Outras vantagens são o crescimento rápido, a tolerância em solos pobres de nutrientes e a demanda por umidade, que na região norte é bem atendido. Do ponto de vista energético, o valor do PCS (poder calorifico superior) do capim elefante seco é da ordem de 4.300 Kcal/kg, o que é bastante significativo. A Enerville vem desenvolvendo estudos para otimização dos métodos de plantio, seleção de mudas e sementes em áreas pilotos para formação da cultura.

Biomassa BR:
Utilizando Capim Elefante, quais as biomassas com valor agregado pode sem ser produzidas, por exemplo briquetes, pellets, podem ser fabricados??

Estamos desenvolvendo produtos específicos voltados para atendimento às indústrias cimenteiras da região nordeste do Pará, que demandam uma biomassa picada a granel, com umidade que varia de 12% a 55% nos seus fornos. A biomassa entra na substituição em parte do coque de petróleo como combustível dos fornos. Produtos na forma de briquetes e pellets também são contemplados pela empresa, sendo nesses casos para uso interno em caldeiras de indústria locais e, principalmente para exportação. Temos uma logística favorável para exportação de produtos compactados para a Europa.

Biomassa BR:
Fale um pouco sobre o projeto da ENERVILLE para geração de energia com o Capim Elefante?

A Enerville está implantando um projeto de cultura dedicada de Capim Elefante para produção de biomassa para uso na geração de energia térmica em fornos e caldeiras industriais, na região nordeste do estado do Pará. Foi estimada uma demanda de 300.000 toneladas de biomassa por anos pra os produtos a granel e compactado para atendimento aos mercados internos locais e exportação.


Biomassa BR:
Qual o potencial de utilização do Capim Elefante para geração de energia nas indústrias no PA e Norte do Brasil?

A potencialidade é grande e favorecido por alguns fatores positivos para o sucesso do empreendimento, como: clima adequado à cultura do capim elefante, disponibilidade de terra para a cultura, impacto ambiental reduzido devido a alta antropização da região, proximidade dos clientes, logística favorável nos modais rodoviário e aquaviário (marítimo e cabotagem). O Capim Elefante é uma gramínea eficiente para a geração de biomassa em produção contínua, e estamos introduzindo de forma pioneira essa cultura que até então era usada como forragem para gado.


CIBIO – CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIOMASSA / Feira EXPOBIOMASSA 2016
DATA: 15 e 16 de junho
Local: Federação das indústrias do Estado do Paraná
Curitiba / Paraná / Brasil

Contato:
55+ (42) 3086.8588 (42) 3025.7825
contato@congressobiomassa.com

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: