Especialista Canadense vai palestrar no CIBIO 2016

Image

Mercado global da Biomassa e Energia será debatido em evento internacional

Markus Lehmann, palestrante do CIBIO 2016 - Congresso internacional de Biomassa, que acontece dias 15 e 16 na cidade de Curitiba/PR, fala sobre sua experiência no mercado global de biomassa

BIOMASSA BR:
Fale um pouco sobre sua experiência com o mercado internacional, em especial com a biomassa?

Sendo originalmente do Canadá, e de ascendência dinamarquesa, tenho sido abençoado com a oportunidade de descobrir os mercados e as suas capacidades potenciais. Iniciei minha trajetória com projetos no Canadá e Austrália, em seguida, na Escandinávia, chegando ao sul da Europa, posteriormente ao Brasil. Durante este tempo acumulei um grande conhecimento técnico e cultural. Atualmente trabalho em uma série de projetos na Índia e Europa, em segmentos que vão desde produtos de consumo, até eficiência energética, incluindo biomassa. O potencial de crescimento e lucro existe no segmento de biomassa. O Brasil está apenas começando sua jornada, para O Brasil tem um grande futuro pela frente na biomassa e energias renováveis.


BIOMASSA BR: Na sua opinião, quais são os grandes países produtores de pellets?

A considerar todos os aspectos positivos para uso da biomassa, aliado as tendências na utilização de combustível de madeira, como pellets, o mercado cresceu muito, principalmente impulsionado pela demanda criada, pelos compromissos e metas de uso de bioenergia na Europa, para diminuir a emissão de gases poluentes.. Atualmente o consumo está em torno de 28 milhões de toneladas métricas.
neste contexto os cinco maiores produtores de pellets em 2014 foram: EUA produzindo 6,9 milhões de toneladas, Alemanha: 2,1 milhões, Canadá: 1,9 milhão, Suécia: 1,6 milhão, e Letónia: 1,3 milhões. Danmark, Rússia e China são os fornecedores muito fortes também.
O Brasil tem uma grande oportunidade de entrar fortemente neste mercado, tirando proveito da situação cambial com exportações. Aumentar a produtividade seria fundamental para o Brasil entrar no mercado global de pellets.

BIOMASSA BR: Quais as perspectivas para o mercado global de biomassa, com destaque para o os biocombustíveis e pellets?

As tendências do mercado mundial de energia, estão focadas em diminuir a dependência dos combustíveis fósseis e ganhar eficiência. No caso dos pellets aumentar a quantidade da produção e se adequar as normas internacionais, podem atrair investidores e abrir um novo mercado.!

BIOMASSA BR: Tendo em vista a grande demanda mundial de consumo de pellets, principalmente em países da Europa, América do Norte, Ásia e até mesmo em países vizinhos como no Chile. Como o Brasil poderia se preparar para atender uma fatia deste mercado que movimenta bilhões de dólares todos os anos?

O mercado produtivo de Biomassa no Brasil, sempre olhou para a demanda interna, ficando seus esforços neste fim. Com um mercado crescente, e a população adquirindo avanços económicos, este modelo parece viável. Porém o foco nas exportações é o caminho para o crescimento do setor no Brasil.. As empresas que se mostrarem capazes e assumir os riscos deste ciclo, terão muitos lucros a médio e longo prazo, em um mercado que movimenta bilhões de dólares todos os anos, além de gerar receita e empregos.

BIOMASSA BR: Você vai apresentar uma palestra no principal evento de Biomassa e Energia do Brasil, fale um pouco sobre esta apresentação.

Vou falar na apresentação de informações sobre a dinâmica do mercado global - olhando para os regulamentos, acordos comerciais e as referências culturais, sempre muito importantes. A biomassa é um segmento com um enorme potencial de crescimento, como mencionado, o Brasil pode ser uma grande força do setor em nível mundial, mas primeiro tem que ser trabalhado as regras do mercado internacional, engajamento para adaptar o processo para a realidade local, e posteriormente, acrescentar tecnologias e inovações.

O Brasil empresarial tem demonstrado habilidade, criatividade e capacidade de adaptação no mercado interno, agora é uma questão de colocar essas habilidades para trabalhar na plataforma internacional.


MARKUS LEHMANN
CORPORATE INTERNATIONAL MASTER DEGREE - TRIPLE CERTIFICATE
GEORGETOWN UNIVERSITY (WASHINGTON, USA.)
FGV - EBAPE (RIO DE JANEIRO, BRAZIL)
ESADE (MADRID)
HONRAS; DIPLOMA DE MÉRITO CÍVICO E CULTURA, LIGA DA DEFESA NACIONAL BRASIL, DIRETORIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO



Oferecimento:
SERVIÇO:
CIBIO – CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIOMASSA / Feira EXPOBIOMASSA 2016
DATA: 15 e 16 de junho
Local: Federação das indústrias do Estado do Paraná
Curitiba / Paraná / Brasil

Contato:
55+ (42) 3086.8588 (42) 3025.7825
contato@congressobiomassa.com

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: