Evento vai debater rumos da Biomassa

Image

Crescimento da Produção de Biomassa no país será tema do CIBIO2016

O crescimento da produção de energia através de fonte renovável como a biomassa da cana de açúcar está a todo vapor no Brasil. Dados da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA) demonstram que em 2014 cerca de 10 milhões de residências foram abastecidas através desse tipo de energia.

Durante o ano passado a geração de energia para a rede através do bagaço da cana de açúcar começou a ser 4% do consumo nacional. A fonte foi utilizada principalmente nos dias secos, o que significou uma poupança de água de 13% nos reservatórios das regiões Sudeste e Centro Oeste do país.

Dados divulgados pelo governo ressaltam que a produção de energia limpa contribuirá para reduzir a emissão de carbono na atmosfera, que se trata de uma das metas que serão destacadas pelo governo na Conferência do Clima, que acontece no final de novembro em Paris.

A ideia do governo brasileiro é aumentar a utilização de fontes renováveis de 10% para 23% até 2030. Apesar de ainda não especificar quanto por cento ficará para cada fonte, o governo acredita que a biomassa será a que mais irá produzir. De acordo com a UNICA as metas do governo em prol do meio ambiente só serão cumpridas caso haja políticas eficazes e dedicadas no assunto.

O crescimento e os desafios da biomassa no país também serão tema do Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO) que acontecerá em junho de 2016 na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba. O objetivo do evento é discutir os novos rumos e tendências do setor, além de também receber pesquisas e novas tecnologias já criadas.


Sobre o CIBIO2016

O Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO) é um evento anual coordenado e organizado pela FRG Mídia Brasil e Paraná Metrologia, que conta com o apoio das principais associações e entidades ligadas ao setor da Biomassa no Brasil e exterior.

O CIBIO possui um papel fundamental na nova fase da Matriz Energética Brasileira, uma vez que as fontes renováveis estão se tornando extremamente importantes para o crescimento do país. O evento tem como objetivo discutir os novos rumos e tendências do setor, além de também receber pesquisas e novas tecnologias já criadas.
Estarão presentes no congresso diversos profissionais, representantes de todos os setores da indústria, técnicos de empresas ligadas às energias alternativas, pesquisadores de instituições de ensino e pesquisas, estudantes, representantes de ONGs, profissionais liberais e autônomos.

Dentre os palestrantes confirmados para o CIBIO estão a Marcelo Pierossi, especialista setor de Cana de Açúcar e Energia e Eduardo Tobias, professor da FGV Management de Financiamento do Agronegócio e Mestre em Agroenergia pela FGV, ESALQ e EMBRAPA.

O evento acontecerá na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba entre os dias 15 e 16 de junho de 2016. Para mais informações sobre o congresso os interessados podem entrar em contato através do telefone (42) 30257825 ou pelo e-mail contato@congressobiomassa.com

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: