Programa do MDA fomenta agricultura familiar

Image

Selo Combustível Social contribui para aumento da produção de biocombustível no Brasil

A importância dos biocombustíveis está crescendo nos últimos anos no Brasil. Um dos elementos que tem fortalecido o setor é o Selo Combustível Social, o qual foi criado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e tem como objetivo a inclusão social dos agricultores familiares.

Segundo o coordenador do MDA, Haroldo Oliveira, o Selo contribui bastante para o setor de biodiesel, já que promove a inclusão da agricultura familiar e consequentemente a grande comercialização do produto. De acordo com ele, o selo combustível social é dado para as empresas produtores de biodiesel que cumprem as exigências do projeto, como a compra de determinada porcentagem de matéria prima dos agricultores e também oferecem uma assistência técnica para os mesmo, além disso, a empresa precisa garantir a realização comercial do produto para ganhar o selo.

Dados do Ministério de Minas e Energia (MME) ressaltam que a presença do biodiesel na matriz energética brasileira aumentará consideravelmente até 2030, passando de 4,1% em 2014 para 9,8% em 2030. O aumento faz parte de um dos objetivos do governo para a redução de gases poluentes na atmosfera.

O Aumento previsto pelo MME visa também atingir a meta de 18% na participação da bioenergia (biodiesel + etanol). No documento “Contribuição Nacionalmente Determinada para Consecução do Objetivo da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança no Clima” idealizado pelo MME para apresentação durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP21), está presente a intenção do governo em aumentar o consumo de biocombustível no país através da oferta do etanol, da mistura do biodiesel no diesel e o aumento na produção de biocombustíveis avançados.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: