Decisões políticas sobre redução de poluentes

Image

Aumento de biodiesel no Diesel é umeta do governo para redução poluentes na atmosfera

Para fortalecer a meta do governo na redução de gases poluentes na atmosfera até 2030, o setor de biocombustíveis está estudando a possibilidade de uma mistura ainda maior do biodiesel no combustível tradicional. De acordo Ricardo Dorneles, do Departamento de Energias Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), o governo apresentou uma linha de trabalho desenvolvida no aumento da mistura de até 30%.

Segundo Dorneles, o objetivo é incluir o biocombustível no diesel aos poucos, de forma que seja totalmente seguro tanto para o veículo, como para o meio ambiente. O governo ainda não definiu a quantidade exata a ser misturada e também não escolheu um prazo para a mistura começar a valer, porém os estudos já estão sendo realizados.

Além de contribuir com a meta do país, o aumento da mistura prevê a redução da desigualdade regional, principalmente no estado do Nordeste, onde o processo tecnológico ainda é pequeno. Dorneles ainda ressalta que a produção de biodiesel na região nordestina é menor se comparada aos outros estados, já que o mesmo fica limitado ao uso de mamona e palma para a produção do biocombustível.

Uma das alternativas do governo para intensificar a produção nessa região é o uso do programa do Selo Combustível Social, o qual é um conjunto de medidas específicas que busca estimular a inclusão social da agricultura, principalmente à agricultura familiar. “O Governo através do programa vem trabalhando as alterações das normativas do selo combustível social no sentido de facilitar e estimular o crescimento das cooperativas econômicas” explicou Dorneles.


Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: