Pesquisa Energia Solar

Image

Equipes estrangeiras atingem novo recorde na produção de hidrogênio a partir de energia solar

Uma equipe alemã em parceria com outra americana fabricou um tipo especial de célula solar, a qual é capaz de quebrar diretamente moléculas de água com uma eficiência de 14% e transformá-la em hidrogênio. A eletrólise solar criada por eles chegou o mais próximo da eficiência de células solares que convertem a luz solar em energia elétrica.

Com a nova descoberta, um recorde de eficiência na produção de hidrogênio, o qual existia há 17 anos foi quebrado. A conversão direta da luz solar em hidrogênio possui diversas vantagens já que o hidrogênio pode ser armazenado, eliminando a inconstância da energia solar, e utilizado quando necessário em uma ampla gama de finalidades, inclusive em células a combustível, nas quais pode produzir eletricidade sem gerar poluentes.

As novas células fazem parte de um campo de pesquisas denominado fotossíntese artificial, onde as células são chamadas de folhas artificiais. O sucesso do novo projeto está na inovação das células solares em série, as quais são fabricadas a partir de materiais conhecidos como semicondutores III-V. De acordo com um dos pesquisadores Matthias May foram testadas cerca de 100 combinações desses materiais até se chegar a melhor forma.

A produção de hidrogênio a partir de energia solar foi otimizada com as novas experiências criadas pelos alemães e americanos. A técnica fotoeletroquímica criada modifica a superfície dos semicondutores, o que otimiza sua capacidade de quebrar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio.

Segundo o coordenador do projeto, o professor Thomas Hannappel, o projeto garante alta eficiência. “Projeções indicam que a geração de hidrogênio a partir da luz solar usando semicondutores de alta eficiência poderia ser economicamente competitiva com as fontes de energia fóssil em níveis de eficiência de 15% ou mais. Isto corresponde a um preço do hidrogênio de cerca de US$4 por quilograma” ressaltou ele.

Fonte: Portal Brasileiro de Energia Solar

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: