Fenasucro 2015

Image

Secretário Arnaldo Jardim participa de evento na Fenasucro & Agrocana

O terceiro dia de Fenasucro & Agrocana, dia 27 de agosto, traz o Encontro Lide - um evento voltado para grupo de empresários destinado a fortalecer o pensamento, relacionamento e princípios éticos de governança corporativa no Brasil. O Secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Arnaldo Jardim é o palestrante e falará sobre perspectivas e oportunidades no agronegócio. O evento acontece a partir das 14h, no Espaço de Conferências da feira.
Outro evento de destaque no dia é o Seminário Agroindustrial STAB, das 8h às 13h10, no Espaço de Conferências, que discutirá a "A Vinhaça na Agroindústria da Cana-de-Açúcar". No período da manhã, no Centro Empresarial Zanini, ocorre o Seminário do Grupo Gegis, que abordará a "Redução de Perdas no Processo Industrial".
Confira os principais destaques do segundo dia de Fenasucro & Agrocana:

DEMANDA POR MATRIZES DE BIOENERGIA DEVE DOBRAR ESPAÇO NO MERCADO MUNDIAL, DIZ ESPECIALISTA DURANTE CONFERÊNCIA SOBRE BIONERGIA E BIOELETRICIDADE

Adoção de políticas públicas e crescimento no mercado internacional favorecem o desenvolvimento de novos negócios
As matrizes de fontes renováveis baseadas nas tecnologias de bioenergia e biocombustível ganham espaço no mercado favorecidas pela adoção de políticas públicas e crescimento de investimentos em países como China, Índia e Estados Unidos, além da União Europeia.

De acordo com Décio Luiz Gazzoni, pesquisador da Embrapa e consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a taxa de investimentos em fontes renováveis está aquecida no mercado internacional, principalmente, em países emergentes como os que possuem programas de incentivo para mudanças nas matrizes energéticas.
Uma forte tendência, apontada pelo especialista, é adoção de biocombustível em substituição aos derivados de petróleo em mercados com alta escala de consumo como o da aviação.

Em relação ao mercado interno, o coordenador do Departamento de cana-de-açúcar e agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Quintela Giuliani, declarou que o Governo Federal estuda a adoção de leilões exclusivos para o setor sucroenergético em razão das particularidades envolvendo a produção, o que possibilitará maior competitividade e incentivo para a consolidação do Mercado nacional. "O setor ainda deve passar por um grande processo de capacitação tecnológica para a recuperação plena, entretanto, ainda há uma grande expectativa para a entressafra deste ano com o aumento da demanda. Os investimentos na inovação e tecnologia do setor devem ser os grandes aliados nesse processo, que tem no retrofit o aumento da cogeração de energia, que hoje é feito apenas 14,5% do potencial total brasileiro." complementa Antônio Eduardo Tonielo, presidente de honra da Fenasucro & Agrocana.

João Carlos Meirelles assina protocolo de intenções para produção de gás biometano a partir da vinhaça da cana-de-açúcar na 23ª Fenasucro & Agrocana
Usina Irmãos Malosso, de Itápolis- SP, já irá fornecer energia limpa para cidades da região
Na tarde desta terça-feira, dia 26 de agosto, o secretário de energia do Estado de São Paulo João Carlos de Souza Meirelles, participou do V Seminário CEISE BR/UNICA sobre Bioeletricidade - Bio Energy Conference.
Na ocasião, a autoridade política assinou um protocolo que viabiliza a distribuição de gás biometano, produzido por meio da vinhaça ( resíduo pastoso que sobra após a destilação fracionada da cana-de-açúcar fermentada para a obtenção do etanol) para a região onde está localizada a Usina Malosso, impactando as cidades de Itápolis e Catanduva.

Além disso, Meirelles também discursou sobre os caminhos percorridos pelo setor energético brasileiro e o potencial para a geração de energia limpa. De acordo com ele, as 34 usinas localizadas na região com incentivos e investimentos podem produzir energia suficiente para abastecer três munícipios do tamanho de Sertãozinho. "Nosso potencial energético é exemplo para o mundo todo precisamos apenas investir nessas empresas. Hoje podemos produzir 237 megawatts, mas queremos mais, nossa meta é atingir capacidade máxima em todas as usinas da região", completa.

O protocolo de intenções contou com a assinatura da Usina Irmãos Malosso, da GásBrasiliano, Consórcio CSO e do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre a Fenasucro & Agrocana 2015
A 23ª edição da Fenasucro & Agrocana acontecerá de 25 a 28 de agosto, nos pavilhões do Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP. Integrando o calendário mundial de eventos de energia da Reed Exhibitions Alcântara Machado, a feira reúne os líderes do mercado e seus principais compradores vindos de todo o Brasil e de mais 50 países. Neste ano, a expectativa é receber mais de 33 mil visitantes/compradores.
Com foco em negócios, a Fenasucro & Agrocana estará dividida em cinco grandes setores: Agrícola, Fornecedores Industriais (pequenos, médios e grandes fornecedores de equipamentos, suprimentos e serviços industriais), Processos Industriais (vitrine do que há de mais moderno em tecnologias, máquinas, equipamentos e serviços para a indústria), Transporte e Logística e Energia.
Serviço:
23ª Fenasucro & Agrocana
Data: de 25 a 28 de agosto
Local: Centro de Eventos Zanini - Sertãozinho/SP
Horário eventos de conteúdo: das 8h às 18h
Horário área de exposição: das 13h às 20h

Mais informações:
Site: www.fenasucro.com.br
Facebook: /Fenasucro



Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: