Sucroenergético

Image

Ministro Eduardo Braga destaca apoio do governo para setor Sucroenergético do país em evento da Raízen.

A maior produtora individual de etanol e açúcar do Brasil, Raízen, inaugurou sua primeira unidade de produção de etanol 2G. Durante a inauguração o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, ressaltou as ações do ministério em apoio ao setor Sucroenergético do país.

Durante o discurso, Braga comentou sobre a eliminação total dos tributos federais sobre a comercialização do etanol carburante e também sobre a oferta de financiamentos para estocagem e renovação do canavial. Além disso, a representatividade da produção brasileira também foi destacada pelo ministro durante o evento. “Aqui está sendo apontado o caminho para que a indústria sucroenergética consolide seu espaço na economia brasileira e na economia mundial. Os produtos de cana já representam 15,7% da oferta interna de energia brasileira, se considerarmos o etanol anidro, o hidratado e a bioeletricidade gerada pela biomassa da cana. Ou seja, está quase do tamanho de uma Belo Monte, ficando atrás apenas da hidroeletricidade e do gás natural” ressaltou ele.

Além dos tributos, o governo federal também está incentivando na produção da cana por meio do Plano Conjunto BNDES-Finep de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial, chamado PAISS, o qual visa contribuir com investimentos de até quatro bilhões de reais.

Atualmente os derivados da cana, como o bagaço e palha, são utilizados para gerar energia através da biomassa e assim contribuir ainda mais com a matriz energética do país. Além disso, o uso de energia limpa favorece a redução de gases poluentes na atmosfera, o que contribui com a meta do governo firmada nos Estados Unidos, em que o objetivo é aumentar em até 20% o uso de energia limpa até 2030.


Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: