Energias Renovável

Image

Usinas eólicas e de biomassa fornecerão duas Belo Montes de energia

A usina de Belo Monte ainda está em obras no rio Xingu e só estará em plena operação em 2019. Mas em 2015, o Brasil terá o equivalente a duas hidrelétricas desse porte em geração de energia por meio de fontes alternativas como biomassa e eólica.

São quase 5 mil megawatts (MW) de energia para a nossa matriz energética vindo de fontes limpas e renováveis - diversificação que poucos países do mundo têm.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o Brasil conseguiu expandir a geração elétrica nos últimos anos, graças a diversificação da matriz energética. Hoje o país tem o equivalente à capacidade da usina de Belo Monte de geração de energia de biomassa pelo bagaço de cana. O mesmo acontece com a energia eólica. Em 2015, o Brasil poderá dizer que tem o equivalente e uma Belo Monte de geração eólica.

Agora, a grande bola da vez é a energia solar, a partir de placas fotovoltaicas. Em dois ou três anos, o Brasil terá mais uma Belo Monte de energia solar - ou seja, mais 2,2 mil megawatts.

O setor energético renovável brasileiro está em alta. A participação dessa energia no Brasil chega a 86%, enquanto que no mundo é de apenas 18%. E o nosso país tem utilizado apenas 10% de combustíveis fósseis, enquanto que o mundo usa 68%.


Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: