Sustentabilidade

Image

Projeto Sustentável criado pela UTZ Certified será implantado no Brasil

Um projeto que visa economizar água nas plantações de café e também gerar energia através de biomassa chegou ao Brasil e está prestes a ser implantado. Batizado com o nome de The Energy from Coffee Wastewater, o projeto foi desenvolvido em fazendas da Nicarágua, Honduras e Guatemala e foi criado pelo UTZ Certified, um escritório de certificação internacional para agricultura sustentável.

O The Energy from Coffee Wastewater visa economizar até 50% de água utilizada durante o processamento de café através de um sistema de tratamento da água de reuso e também de tratamento de resíduos sólidos. Além da economia de água, o sistema também colabora com coma geração de energia paras as residências e moinhos a partir da biomassa como cascas de grãos.

Apesar do café ser o segundo grão mais caro para venda no mundo e gerar grande lucro aos produtores, o seu custo de produção é bem maior do que se imagina. Para separar a semente do fruto são necessários 140 litros de água para processar cerca de apenas uma xícara de café. No entanto, até o projeto ser criado, essa agua utilizada era descartada sem qualquer tratamento, prejudicando assim a fauna, a flora e a atmosfera por conter grande quantidade de gás metano.

O projeto criado pela UTZ Certified trata a água de forma que ela passa por um processo de decomposição anaeróbica em biodigestores. A matéria orgânica retirada da água é processada para virar biogás, o qual pode ser utilizada tanto para cozinha como combustível que movem as bombas de água e máquinas que secam os grãos de café.
A água tratada durante todo o processo acaba sendo reutilizada na produção, gerando assim uma grande economia de água para as produções.

Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: