Biocombustível

Image

Setor de Biocombustíveis passará por desafios nos próximos anos

Um estudo realizado pela consultoria Bain & Company sobre biocombustíveis no Brasil mostra que o setor ainda precisa de incentivos vindos do governo brasileiro para poder alavancar nos próximos anos.

A indústria de biocombustíveis é bastante dependente das mudanças políticas, precisando assim de certa estabilidadade para o seu crescimento.
De acordo com Fernando Martins, sócio da consultoria e responsável pelas áreas agrícolas e de energia renovável, o biocombustível brasileiro necessita de estímulos em forma de mandatos ao contrário de subsídios à produção.

Além da questão política, Martins explica que atualmente o biocombustível é mais caro que os combustíveis fósseis, o que atrasa ainda mais seu desenvolvimento, precisando assim da necessidade de políticas públicas para seu crescimento. “Até mesmo no Brasil, onde a produção é a mais eficiente na primeira geração, a indústria sofre quando o governo retira créditos tributários. Atualmente, o etanol é mais competitivo que a gasolina somente no Estado de São Paulo, onde os custos de produção e os impostos são mais baixos” ressalta Martins.

Assim como no Brasil, o setor de biocombustível no mundo está passando por desafios. O sócio da Bain & Company afirma que indústria de biocombustível é extremamente sensível às mudanças políticas. A produção tanto da primeira geração como da segunda passarão pelos mesmos desafios como o acesso a terra, os altos custos trabalhistas e as dificuldades de logísticas.
Martins ainda cita dois exemplos, que assim como o Brasil, estão passando por incertezas no setor.
“Na Alemanha, por exemplo, a retirada de subsídios criou excesso de capacidade de produção e puxou alguns produtores à insolvência. Nos Estados Unidos, muitos produtores estão hesitantes em investir em comercialização e ampliação dos biocombustíveis celulósicos sem a garantia de que o governo vai manter os mandatos até e depois de 2022″ explica ele.

Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: