Biocombustíveis

Image

Embrapa fecha acordo com Companhia Israelense a fim de alavancar produções de mamona do país

Buscando o avanço da produção de Mamona no Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Algodão assinou este mês um contrato com a Evogene, Companhia Israelense voltada para a genômica vegetal, por intermédio da sua filial Evofuel.

A união das três empresas tem como objetivo inicial desenvolver tecnologias para o controle de doenças que afetam as mamoneiras, além de também estudar as práticas agrícolas para a produção de mamonas e soja. Além disso, a parceria firmada irá reunir a experiência que a Embrapa têm sobre a pesquisa e desenvolvimento de mamonas com a prática de colheita mecanizada e moderna desenvolvida pela Evofuel.

A expectativa nos avanços voltados para a mamona traz aos produtores brasileiros a grande chance de inovação. Os produtores terão a opção de cultivar as mamoneiras em grande escala e com visibilidade econômica e sustentável. Segundo Liv Severino, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão, a produção de óleo de mamona pela indústria está muito maior do que a capacidade de produção da planta, o que torna o produto escasso no mercado mundial.

Os avanços nos estudos e a parceria entre as empresas irão contribuir para a sustentabilidade e benefícios econômicos do plantio da mamona. “A parceria com a Evofuel promoverá sinergia entre os parceiros e consolidará nosso compromisso de transformar a mamoneira em uma cultura altamente viável para a expansão da agricultura brasileira” ressalta Severino.

Além disso, a Evofuel também está focada no desenvolvimento e na comercialização das sementes de mamoneira de alta produtividade com a intenção de colocar no mercado uma matéria prima mais barata e competitiva visando o crescente mercado de biocombustíveis.



Fonte: Portal Biomassa Br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: