Geração de energia

Image

Geração cresce 1% em outubro

A geração total de energia registrada pelas usinas do Sistema Interligado Nacional - SIN entre 1 e 21 de outubro foi de 63.135 MW médios, com alta de 1,01%, frente a outubro de 2013. O consumo, que foi de 60.546MW médios (considerando o consumo da geração), também teve crescimento, de 0,36%, no período de comparação. O forte calor concentrado na semana de 13 a 17 de outubro provocou a alta do consumo.

Os dados constam da edição semanal do boletim InfoMercado, elaborado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, que traz uma prévia da geração diária de energia por cada fonte do parque elétrico, assim como dados de consumo e de contratação dos consumidores livres e especiais no mês vigente.

Segundo o boletim, o consumo de energia elétrica nesses primeiros 21 dias de outubro se dividiu em 76% no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), que consumiu 46.003 MW médios, e 24% no Ambiente de Contratação Livre (ACL), com 14.509 MW médios.

O submercado Sudeste/Centro-Oeste mantém a liderança em termos de geração (36.031 MW médios), sendo responsável por 57% do total produzido no período analisado, sendo que as hidrelétricas Itaipu, Jirau e Santo Antônio são contabilizadas na região. O comportamento da matriz não se alterou em representatividade de participação, ficando o Sul com 22% (13.779 MW médios), Nordeste com 15% (9.237 MW médios) e Norte com 7% (4.087) da produção de energia elétrica.

O Nordeste apresenta a maior diversificação dentro da matriz, com grande contribuição térmica (47% dentro da sua participação total) e a maior base instalada de parques eólicos, sendo responsável por 86% de tudo o que fonte produz no país. Nas demais regiões é predominante a geração hidráulica, associada ao despacho de termelétricas.

As térmicas, inclusive, continuaram acionadas nas primeiras semanas de outubro em virtude do cenário hidrológico desfavorável registrado desde o começo do ano. Em decorrência disto, foi mantido o patamar de participação na geração já observado na semana anterior: 40% de térmicas a gás, 19% em biomassa e 16% em usinas á óleo. As demais fontes termelétricas somam 25% da produção térmica. Se comparado os primeiros 21 dias de outubro com o mesmo período ano passado, observa-se um crescimento de 201% na produção das térmicas a óleo e de 48% a gás e térmicas bi-combustível.

O boletim da CCEE também mostra o comportamento diário da geração, no qual destaca-se a modulação da geração hidráulica, que é reduzida significativamente aos finais de semana, acompanhando a queda da carga, para preservar o nível do reservatório das hidrelétricas.


Fonte: Jornal da Energia

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: