Economia

Image

Projetos brasileiros de eficiência energética ganham apoio de Banco Europeu

Em busca de ajudar os projetos de eficiência energética no Brasil, o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (Berd) em parceria com o fundo internacional Global Environment Facility pretende contribuir com financiamentos destinados ao setor.

Durante o Forúm Global de Crescimento Sustentável (3GF), realizado em Copenhague, na Dinamarca, o presidente do Banco Europeu, Suma Chakrabarti afirmou que a parceria entre o Berd e o fundo internacional têm como principal objetivo financiar projetos de eficiência energética de vários países, entre eles o Brasil.
"Empresas que investem em eficiência energética reduzem seus custos de energia, se tornam mais competitivas e, acima de tudo, contribuem para frear as mudanças climáticas" comenta ele.

O primeiro contato com os bancos brasileiros para fechar a parceria ocorreu recentemente no país. Um dos principais parceiros está o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contudo poderão participar dos investimentos também bancos comerciais. Como muitos dos projetos são de pequeno e médio porte, é preciso ter a capilaridade que os bancos comerciais têm para garantir acesso mais fácil às empresas" comenta o Josué Tanaka, diretor de Eficiência Energética e Mudanças Climáticas do Berd.

O Brasil é rico em fontes de energia renovável, porém ainda apresenta um desenvolvimento abaixo do potencial. Com a ajuda do Berd, o país terá oportunidade de investir no setor, o que para Tanaka é uma ótima forma de o país suprir a necessidade de energia afetada pelas condições climáticas. Mas percebemos que a demanda aumentou muito nos últimos tempos, com os problemas de abastecimento de energia resultantes de condições meteorológicas desfavoráveis e com a expectativa de aumento nos custos de energia. Acreditamos que, cada vez mais, as empresas vão buscar reduzir o seu gasto energético" explicou ele.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: