Evento

Image

Congresso Internacional de Bioenergia promove o setor de energias renováveis

A 9ª edição do Congresso Internacional de Bioenergia, consolidado como o mais importante fórum de discussões sobre energias renováveis do Brasil e da América Latina, acontece de 01 a 03 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com a realização da Porthus e a organização do Grupo Cipa Fiera Milano.

O uso mais intenso de fontes para produção de energia renovável é o tema principal dos painéis, onde são aguardados mais de 1.000 congressistas. Somente sob o tema principal serão mais de trinta palestras. O número de trabalhos técnicos também irá aumentar, projetando-se em mais de 400 projetos de pesquisadores, professores, graduandos e analistas do Brasil e do exterior.

Juntamente ao Congresso acontecem vários eventos paralelos como seminários, rodada de negócios, apresentações de trabalhos técnicos orais e premiações. Ainda, o evento contará com a exposição de empresas ligadas à produção de máquinas, equipamentos e tecnologias para produção de energia. Na mostra, estarão expostas novidades do setor em produtos, tecnologia e serviços focados em consumo eficiente de energia, oportunidades para compra, sustentabilidade e redução de custos, destinados às indústrias, construtoras e incorporadoras, poder público e consumidores em geral.

Energias renováveis receberão 65% dos investimentos em energia no mundo

De acordo com relatório da Bloomberg New Energy cerca de 65% dos investimentos mundiais realizados para no setor de energia até o ano 2030 estarão concentrados em fontes renováveis, especialmente biomassa, eólica e solar. O valor estimado, nesse período, chega US$ 7,7 trilhões, contribuindo para que esse tipo de fonte responda por 60% dos 5.579 GW previstos em novas instalações.
O Brasil segue a mesma tendência com aumento nos investimentos em fontes de energia renováveis. Isso se deve, sobretudo, ao fato de que os preços dessas tecnologias estão caindo, o que permite o ingresso de novos investidores e estimula seu uso. Hoje 46% da energia consumida no país provêm de fontes renováveis.

Brasil: mais investimentos para geração de energia renovável

As constantes variações climáticas que tem acontecido nos últimos anos confirmam a necessidade da adoção de fontes alternativas para geração de energia. No Brasil, a forte dependência de recursos hídricos, que podem sofrer oscilações em condições climáticas e chuvas, e do petróleo, fonte poluidora e finita, projetam cada vez mais investimentos na mudança da matriz energética.
Embora o Brasil tenha sido exemplo mundial no uso de energias renováveis ao manter, desde os anos 70, sua matriz energética próxima a 50% originada de fontes renováveis, o país necessita de mais investimentos e pesquisa para uso da biomassa, biocombustíveis e biogás, bem como para melhor aproveitamento do sol e do vento, na geração de energia contínua e não poluidora.

Um recente estudo europeu aponta três países com grande potencial na oferta de matéria prima para produção de biomassa com fins energéticos: Austrália, África do Sul e Brasil. O Brasil, entretanto, desponta por já possuir um setor agroflorestal extremamente desenvolvido. Nesta safra serão quase 200 milhões de toneladas de grãos produzidos, o que representa uma grande oferta de resíduos decorrentes da colheita e beneficiamento. Na área florestal são 7,2 milhões de hectares plantados, com projeção de o país alcançar 14 milhões de hectares em 2020.

www.bioenergia.net.br

SERVIÇO
9º Congresso Internacional de Bioenergia

01 a 03 de outubro de 2014, das 9h às 18h
Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 São Paulo – SP/ Brasil

Programação e inscrições: http://www.bioenergia.net.br/congresso2014/br/index.php


Informações à Imprensa
RM Press | Assessoria de Imprensa & Comunicação Estratégica
+ 55 11 2950.4820/ www.rmpress.com.br



Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: