Biocombustíveis

Image

Interesse por biocombustíveis leva produtores rurais ao EUA

A procura por alternativas sustentáveis na agricultura do Brasil têm levado agricultores para fora do país em busca de novos conhecimentos. Um intercâmbio levou agora em agosto produtores rurais do Mato Grosso até Washington, nos Estados Unidos, para acompanhar um programa sobre biocombustíveis.

A comitiva de produtores rurais conheceu um pouco mais sobre a agricultura norte-americana e os principais órgãos que trabalham com o agronegócio no país. De acordo com a secretária executiva da Associação dos Produtores de soja e milho de Mato Grosso, Samara Alvarenga, a primeira visita do grupo foi o centro
legislativo do país, o Capitólio, que apesar de estar em reforma foi possível conhecer sua história.

Além de conhecer lugares específicos voltados para agricultura norte-americana, os produtores rurais brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer o programa de combustíveis renováveis criado pela EPA (Agência de Proteção Ambiental Norte Americana). Voltado para a redução de gases de efeito estufa, o programa utiliza a cana de açúcar e soja como fontes de combustíveis renováveis, e que se comparados com o petróleo, reduzem em até 50% a emissão desses gases.

Para ajudar na conscientização sobre o uso de biocombustíveis, foi aprovada pelo Congresso Norte- Americano, a tabela de mistura de biocombustíveis criada pela EPA e que vale até 2022. “Por ano, já se tem estipulado o consumo e o quanto de biodiesel deverá ser misturado.
A tabela é obrigatória, podendo gerar multas pelo não cumprimento” explica Samara Alvarenga.

Apesar do grande avanço em relação a energias renováveis, os Estados Unidos ainda encontram certa dificuldade em inserir os biocombustíveis no mercado.
Segundo Ângelo Ozelame, gestor de análise de mercado do Instituto mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e que também participou da viagem, no EUA a gasolina é mais barata do que o etanol, o que dificulta o seu uso. Ainda segundo o gestor outro fator que atrasa o avanço do biocombustível são os próprios veículos, os quais não são fabricados para utilizar o etanol misturado à gasolina, e que se utilizado pode causar danos ao motor.

Fonte: Portal Biomassa BR
Por: Thayssen Ackler Bahls - Da Redação

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: