Energias Renováveis

Image

Futuramente espinafre pode se tornar fonte de energia renovável

Um estudo publicado na revista Science esta semana, mostrou que o Espinafre pode ser futuramente uma fonte de energia renovável.
Durante a pesquisa, os estudiosos avaliaram suas proteínas e analisaram como o potencial delas durante a fotossíntese poderia ser utilizado na produção de energia.

Conhecido como a hortaliça capaz de dar força ao marinheiro Popeye, nos desenhos animados, o Espinafre tem agora também, na opinião dos cientistas, a capacidade de transformar a luz solar em um combustível limpo e bastante eficiente.

A Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, é um dos centros que está envolvido em todo o processo dessa nova descoberta. Durante a análise, os pesquisadores da universidade puderam encontrar nas hortaliças comuns o chamado Fotossistema II, o qual trata-se de um complexo de proteína.

As alterações vistas nas moléculas durante a pesquisa foram provocadas pela luz de um laser, o qual de acordo com os cientistas, muitas vezes é utilizado para substituir a luz solar nas pesquisas. Através dele foi possível “excitar” as configurações do complexo de proteína e então registrar suas modificações.

Segundo uma das professoras envolvidas no estudo, Yulia Pushkar, as proteínas encontradas no Espinafre faz parte de um sistema bastante eficiente. “As proteínas que estudamos são parte do sistema mais eficiente já construído, capaz de converter a energia do sol em energia química, com uma inigualável eficiência de 60 por cento” comenta.

O estudo ainda ressalta que não é a primeira vez que o Espinafre é utilizado para estudos em busca de fontes energéticas limpas. A Universidade Vanderbilt, também nos Estados Unidos, analisaram a hortaliça para a produção de energia solar em 2012.

O os pesquisadores buscam através desses novos estudos, desenvolver novas tecnologias voltadas para as energias renováveis a partir da fotossíntese artificial, sendo capaz assim de gerar combustíveis limpos.


Fonte: Portal Brasileiro de Energia Solar (Da Redação)

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: